LEITURA - Monteiro Lobato

 

 

TEXTOS  BRASILEIROS

 

Os profissionais responsáveis por este site,  estabeleceram que  as facilidades do meio de comunicação serão utilizadas somente  como suporte para a construção do conhecimento, que sempre foi e será de mérito individual.

    Cabe lembrar que para estes docentes nada é mais irritante em um encontro do que aquele indivíduo  abarrotado de dados históricos e datas  que se julga sempre detentor de grande saber e disserta, compulsivamente, sobre questões econômicas, sociais e políticas, prevalecendo-se da erudição. 

Obviamente esta colocação acarreta o desagrado de alguns, mas ilumina, sem o abuso de expressões intelectuais expletivas, o verdadeiro sentido de cultura e conhecimento que envolve comportamento e discernimento como pontos significativos para a aquisição do pensamento ousado e independente, capaz de selecionar o que realmente pode ser considerado importante.

A colocação supra explicitada foi a principal motivação para o surgimento do sítio Brasil Brasileiro, e por consequência, da Editora Textos Brasileiros, como suporte na elaboração e divulgação de textos acadêmicos e científicos. 

 A impubescência deste documento revela os primeiros passos na reflexão própria de analisar pontos considerados básicos no contorno da cultura brasileira, buscando levantar e apoiar a produção de estudos - nem sempre considerados pela mídia - sem o temor do sagrado que alguns cientistas se armam ao longo de suas vidas.

  Os estudos e pesquisas divulgados neste documento, exemplificam o caráter interdisciplinar das Ciências Humanas e podem ser obtidos através de INFORMAÇÕES, bem como orientação dos serviços de apoio na elaboração de escritos.

Cabe, porém, o alerta para a integral responsabilidade do autor sobre o conteúdo nos trabalhos aqui divulgados. As poucas alterações, caso ocorram, limitar-se-ão à correção/revisão ortográficas, verificação da coerência interna do texto, aplicação das normas da ABNT e  formatação.

 

Os textos com  o ícone já estão disponíveis, como PGs.

Os textos com o ícone serão disponibilizados em PDFs. Os demais aguardam permissão dos autores

ou estão em fase de digitação.


 

SECÇÃO CONJUNTURA NACIONAL

 

O COFRE, O PAIOL E AS IDEOLOGIAS: DE SUN-TZU A COUTINHO EM BREVES NOTAS SOBRE O APARELHAMENTO INSTITUCIONAL

Maria Helena de Amorim Wesley

Breves notas sobre a brutalidade do aparelhamento do Estado configurando o cenário caótico que conduz ao autoconhecimento (inimigo interno) assinalado por Sun Tzu e Sérgio Coutinho (reação orgânica) como premissa fundamental para o restabelecimento da Defesa, da Segurança e da Soberania.

 

CULTURA, EDUCAÇÃO E CIBERNÉTICA: IMPACTOS E CONFLITOS NA SEGURANÇA E NA SOBERANIA

Maria Helena de Amorim Wesley

Notas sobre o sistema político internacional hodierno, imerso em questões que nenhuma geração prévia teve de arrostar, tem na globalização uma agenda carregada de novos riscos e novas imprecisões marcando a revolução múltipla (tecnológica, econômica e sociocultural) que tem na cibernética o principal agente transformador de todos os paradigmas estruturais que constituem a Cultura.

 

A ABORDAGEM DE ERIC VOEGELIN SOBRE IDEIAS POLÍTICAS E CIÊNCIA DA POLÍTICA EM PROL DO ENSINO DE FILOSOFIA NO NÍVEL MÉDIO

George Pereira Santa Rosa

O escrito busca apontar uma vereda no tocante à possibilidade de inserção ou mesmo um maior conhecimento acerca dos pressupostos filosóficos de Eric Voegelin no âmbito do ensino médio, mercê da complexidade e amplitude inerentes à fundamentação sólida do emprego de seus conceitos nos diversos acontecimentos da história ocidental no transcorrer dos séculos  ratificando, assim,  a importância do Autor no cenário intelectual contemporâneo cuja análise se apresenta devidamente alinhada ao chamado ensino por competências e, por conseguinte, às premissas norteadoras da educação nacional em vigência.

 

IMIGRAÇÃO,AMEAÇAS E TERRORISMO: INTENSIFICAÇÃO DOS CONFLITOS ASSIMÉTRICOS

Maria Helena de Amorim Wesley

Anotações sobre as ameaças de atividades violentas em face do cenário de recessão e os riscos advindos pelas lacunas da lei antiterrorismo, fragilidade das fronteiras e ausência de planejamento dos movimentos migratórios.

 

FORÇAS ACAUTELADAS: IMPREVISIBILIDADES ASSIMÉTRICAS ATUAIS

Maria Helena de Amorim Wesley

Cogitações sobre a natureza das guerras e dos conflitos no século XXI embutidos nas manifestações e protestos recentes na sociedade brasileira e o procedimento das suas Forças Armadas marcadas pelos avanços da tecnologia, ponderando que ao Brasil deveria interessar aprimorar a edificação estratégica de potência regional e ator mundial  o que exige o desenvolvimento de um pensamento próprio de Defesa atento ao que se passa no mundo, mas essencialmente brasileiro em sua elaboração, talhado sob medida às nossas aptidões, interesses e motivações para atender precisões de Defesa que não são nossas. Busca-se, assim, colaborar na área da avaliação hodierna dos conflitos e dos seus limites, tentando identificar a importância dos embates assimétricos nos estudos sobre Segurança Nacional procurando identificar outras dimensões essenciais das ações assimétricas, nomeadamente a sua relação com a cibernética, entre outros aspectos culturais que ajudem a compreender as dinâmicas armadas da atualidade.

 

A METAMORFOSE (?) DO EXÉRCITO BRASILEIRO

Gen. Bda Rfm Valmir Fonseca Azevedo Pereira

Artigo que analisa a modernização, adaptação  e transformação das Forças Armadas mantendo os valores e objetivos estruturais que baseiam a instituição.  

 

FORÇAS ARMADAS: TRANSIÇÃO E CONFLITOS NAS OPERAÇÕES DE PACIFICAÇÃO FRENTE A CIBERNÉTICA

Maria Helena de Amorim Wesley

Reflexões sobre a atuação das Forças Armadas diante da  violência e das práticas terroristas,  tanto interna quanto externa, e o surgimento de novos TOs nas Missões de Paz e de Pacificação.

 

CIBERNÉTICA E CULTURA: TRANSIÇÃO E CONFLITOS NA SEGURANÇA E NA SOBERANIA

Maria Helena de Amorim Wesley

Breve análise sobre o advento da Estrutura Cibernética afetando simultaneamente as estruturas compósitas da Cultura perceptível na atual transição através da instabilidade de organização e uniformidade dos vários componentes do Poder Nacional.


 

SECÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

O ACORDO DE COMÉRCIO  UE-EUA E O SECRETISMO DAS NEGOCIAÇÕES

Messias Sá Pinto

Reflexões sobre o TTIP, acordo de comércio e investimentos entre a UE e os EUA tendo em vista a formação de uma megabloco econômico de mais de 800 milhões de consumidores e que é detentor de, aproximadamente, metade do produto interno bruto mundial e as alterações no panorama das relações comerciais em todos os continentes, com mais imediatismo na Ásia e na América Latina. Ao nível das partes envolvidas no acordo, UE e EUA, os estudos entretanto efetuados apontam para benefícios mútuos, principalmente para as megaempresas norte-americanas e para a grande indústria alemã.

 

FRONTEIRAS TRANSNACIONAIS, TERRITÓRIOS CIBERNÉTICOS E OS IMPACTOS  NA CULTURA E NA SOBERANIA NACIONAL

Maria Helena de Amorim Wesley

Reflexão sobre as atuais instabilidades frente às velozes mudanças no tradicional conceito de fronteira e a emergência de situações que contrariam a coerência do sistema histórico de Estados envolvidos pela globalização.

 

TRABALHO DE HÉRCULES 

Prof. Marcos Coimbra

Análise do excelente seminário realizado na Academia Brasileira de Defesa. Tivemos como palestrantes o Governador de Roraima, Sr. José de Anchieta, o Deputado Federal Paulo César Quartiero, a Dra.  Maria Helena de Amorim Wesley e o Embaixador Marcos Côrtes, expondo as políticas e estratégias adotadas, realizações e óbices os conferencistas demonstraram, com uma franqueza chocante, a perigosa situação vivenciada pelo nosso povo. De fato, para colocar o país nos trilhos somente um milagre.

TERRITÓRIO, FRONTEIRAS E SOBERANIA: A NOVA FACE CORSÁRIA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA E AS FORÇAS ARMADAS

Maria Helena de Amorim Wesley

Parte da Apresentação do Seminário SOBERANIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS - ABD/Natureza das Fronteiras:Institucional e Extra - Limites. Busca analisar a transformação profunda e acelerada em que a globalização alarga o quadro de relações entre os Estados, acentuando a importância de políticas relacionadas às áreas da Segurança e Defesa (que exige a adaptação e o reequipamento das Forças Militares) centrando a atenção nas fronteiras, na soberania  e na defesa enfatizando as incertezas da Amazônia e nos desacertos diplomáticos.

 

 O BRASIL E A ESTRATÉGIA DA DISSUASÃO

Gal Carlos Alberto Pinto Silva

Resumo: considera basilar a capacidade de perssuasão (meios diplomáticos, jurídicos e políticos) e a dissuasão (natureza militar) na busca de integração e de parceiros na América do Sul. O Brasil não pode abdicar de sua capacidade de empregar, quando necessário, o poder militar, a fim de manter a Estabilidade Estratégica na região.

O DESCOMPASSO DO PODER MILITAR PAGANDO O "TRIBUTO DO TEMPO"

Gal Carlos Alberto Pinto Silva

Resumo: análise crítica sobre o descompasso entre as Forças Armadas e a atual Estratégia Política. 

 

BRASIL: TRANSFORMAÇÕES INTERNAS, RELAÇÕES EXTERNAS E A DEFESA NACIONAL

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: análise sobre o desafio lançado pela internacionalização econômica a países como o Brasil.  Exame da situação atual diante do processo de globalização onde renascem ambições internacionais prejudiciais à integridade e a soberania.

 

O EMBAIXADOR GIBSON BARBOZA E A CRISE COM O PARAGUAI (1965 - 1975): UMA LIÇÃO CLÁSSICA DE AÇÃO DIPLOMÁTICA

Marcos Henrique Camillo Côrtes

 

AS VIOLAÇÕES "INVISÍVEIS" DAS FRONTEIRAS

Marcos Henrique Camillo Côrtes

Resumo: proposta inovadora para a tipologia de fronteiras

A CRISE BRASIL-BOLÍVIA

Marcos Henrique Camillo Côrtes

Resumo: artigo esclarecedor sobre a origem da dependência, mantida no governo atual e agora agravada com a vergonhosa atuação diante da truculência boliviana. 

AMÉRICA LATINA E BRASIL: UMA DURA REALIDADE

João Ricardo Moderno

Resumo:tradução da entrevista que o Presidente da Academia Brasileira de Filosofia, Prof. Dr. JOÃO RICARDO MODERNO* concedeu a PAOLLO DELLA SALA, um dos mais importantes jornalistas políticos da Itália, do jornal italiano LIBERAL.

 

DELENDA NEW YORK, A NOVA CARTAGO

Armindo Augusto de Abreu

Resumo: análise dos acontecimentos seguintes ao 11/09/2001 e o desenrolar da política externa dos Estados Unidos.

 

POTÊNCIAS ASCENDETES: O CAMINHO DA PAZ NO SÉCULO XXI

Marcos Henrique Camillo Côrtes

Resumo: trabalho publicado em Contact (revista oficial do Real Instituto Superior de Defesa da Bélgica. N° 119 - agosto de 2000, esclarecendo a prevalência do comércio gerenciado, contrariando a retórica da liberalização do comércio internacional.

    Aponta para a necessidade da ampliação do Poder Nacional dos Estados na conformação das potências ascendentes, ressaltando " o fato de que, queira-se ou não, permanece vigente o pensamento de Armand Jean du Plessis, Cardeal Richelieu, inscrito no seu TESTAMENTO POLÍTICO: [...] em questões de Estado, quem tem a força geralmente tem a razão e quem é fraco apenas, e com dificuldade, consegue não ser visto como culpado pela maioria do mundo".

    Deixa para o leitor a reflexão decorrente de sua observação da realidade histórica: "A Nação que não traçar seu próprio rumo o terá traçado por outra".

 

A DEFESA NACIONAL DIANTE DO PÓS-MODERNISMO MILITAR

Marcos Henrique Camillo Côrtes

Resumo: análise enfatizando a importância do aproveitamento da difusão tecnológica internacional para o setor industrial de material de defesa. Acentua a urgência de implementação da pós-modernização militar e integração integração sul-americana, face a exigência do elevado nível de Poder Nacional diante da globalização.

 

MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA: BREVE ANÁLISE COMPARATIVA

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: reflexão sobre os altos e baixos do MERCOSUL; o papel do Brasil e as diferenças estruturais MERCOSUL-UNIÃO EUROPÉIA.

 

AS RELAÇÕES UNIÃO EUROPÉIA-MERCOSULE OS INTERESSES DE PORTUGAL

Messias Sá Pinto

Resumo: artigo que considera a relevância do Brasil no Continente Americano e a persistente imposição norte-americana (ALCA) nas relações comerciais, em detrimento do MERCOSUL. Contém comentários e dados sobre a UE e o MERCOSUL.


 

SECÇÃO FORMAÇÃO ÉTNICA

TERRA DAS LAGOAS

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: breves notas históricas sobre o Estado de Alagoas desde a sua formação até a proclamação da República.

 

CONSIDERAÇÕES SOBRE A ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA E A PROBLEMÉTICA INDIGENISTA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: reflexões sobre a formação da sociedade brasileira e as considerações inválidas para a Amazônia que marcam a maioria dos estudos e pesquisas ao ignorar que na colonização do Nordeste os sistemas políticos e sociais se pautaram pela exploração agrícola, enquanto na Amazônia - região Norte - se basearam no extrativismo. Enfatiza a ausência do Estado e a promoção da vulnerabilidade e menosprezo à ameaças históricas e hodiernas.

 

MIGRAÇÃO E COLONIZAÇÃO NO BRASIL

Geraldo Menezes Côrtes                                                                   

Resumo: estudo que contempla as causas dos movimentos migratórios, apresentando análise e subsídios (mapas e gráficos) para o planejamento da ocupação racional das áreas demograficamente menos densas. Nas palavras do Autor "Até hoje, não houve um planejamento global, de âmbito nacional, que procurasse desenvolver a colonização numa amplitude e profundidade tais, que de um lado fosse capaz de atrair consideráveis correntes imigratórias alienígenas e de outro lado aproveitar os contingentes nacionais migrantes para, como convém, acelerar o desenvolvimento econômico de certas regiões, a recuperação de outras e sempre num quadro capaz de evitar a formação de quistos raciais ou ideológicos" (Menezes Côrtes, 1958).

 

O INDÍGENA E O POVOAMENTO DO BRASIL

Mario Marroquim

Resumo: análise dos primeiros tempos de colonização. Enfatiza a importância da mandioca na consolidação do povoamento.

Ricamente ilustrado com gravuras de José Paulino de Albuquerque Lins.

 

COLONIZAÇÃO, TERRA E O PEQUENO AGRICULTOR: MODIFICAÇÕES FACE A ESCASSEZ DE TERRA

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: breve análise sobre a migração nordestina para a Região Norte, originando uma das maiores cidades do Pará. Procura traçar as linhas básicas do pensamento oficial sobre a colonização e imigração nordestina no Pará, enfatizando as tentativas de organizar colônias para a mão-de-obra estrangeira, geradora de uma concepção exclusiva de progresso agrícola. Levanta certos aspectos do conflito entre o extrativismo da borracha e a agricultura, e a maneira pela qual se apresentava o discurso oficial.


 

SECÇÃO CULTURAL NACIONAL

VINDE A NÓS AS CRIANCINHAS...A IRRACIONALIDADE DA EDUCAÇÃO

Maria Helena de Amorim Wesley

 

PARA QUE SERVE A UNIVERSIDADE BRASILEIRA

Maria Helena de Amorim Wesley

 

PRONUNCIAMENTO - JUÍZA MARLI NOGUEIRA

 

O IMPACTO DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS NA FAMÍLIA BRASILEIRA

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: breve reflexão sobre os avanços científicos, especialmente na área genética, e as conseqüências no meio doméstico diante do esvaziamento das funções dos papéis tradicionais.

 

SEXUALISMO E OBSCENIDADE NO DISCURSO FEMININO DOMÉSTICO

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: trabalho que considera os signos e o silêncio como formas de desafiar o tabu que coíbe o reconhecimento da ambigüidade contida na linguagem obscena devido à composição heteróclita que caracteriza esta, além de evidenciar a fala e o silêncio como únicos e coletivos, caracterizando a possibilidade de acesso a fragmentos do ser, interpretados conforme interesses e circunstâncias  dotados de sentidos fornecidos pela cultura.

A TESSITURA DAS REDES E DAS RENDAS

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: análise sobre o impacto nas relações domésticas da comunidade de pescadores do Pontal da Barra (Alagoas) após a instalação do pólo cloroquímico e o desmoronamento da vida privada graças ao controle estatal que desumaniza e reduz o indivíduo a meros números dos levantamentos estatísticos.


ARTIGOS

 

Rui Nogueira

PATOLOGIA SOCIAL

CLAMOR PELA JUSTIÇA

DESTRUIÇÃO DO PLANETA

SURREALISMO

AMAZÔNIA - HISTÓRIA, DIREITO E POSSE

LEVANDO FERRO

Juacy da Silva

A FALÊNCIA DO ESTADO BRASILEIRO

PELO FIM DA CPMF

O PAC AINDA ESTÁ NO PAPEL

SEGURANÇA PÚBLICA E AS FORÇAS ARMADAS

BANDITISMO E INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL

BANDITISMO E INCOMPETÊNCIA GOVERNAMENTAL  - I

(IN)SEGURANÇA E MONSTRUOSIDADES

 Vicente de Paula Oliveira

GLOBALIZAÇÃO:PROCESSO, IDEOLOGIA E RESPONSABILIDADES

NÃO FAZ O PROGRESSO NÃO DOMINA A LÍNGUA

INTEGRAÇÃO, COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

CULTURA EXPORTADORA E DESENVOLVIMENTO

PROVINCIANISMO E MIOPIA NO CENÁRIO EXTERIOR

HIDROPIRATARIA

REFLEXÕES SOBRE A DEFESA NACIONAL (Artigo ABED - UFF)

Maria Helena de Amorim Wesley

EMPECILHOS À DEFESA NACIONAL

Maria Helena de Amorim Wesley

O BRASIL ENTRE ESTRUTURAS DESFAVORÁVEIS NO LIMIAR DO TERCEIRO MILÊNIO

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo: artigo que considera o cenário nacional nos últimos anos do século XX.

NOVOS RUMOS DA DEFESA NACIONAL E A EVOLUÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Maria Helena de Amorim Wesley

Resumo:prioriza a reformulação do pensamento estratégico nacional.


SECÇÃO EDUCAÇÃO

MÁ REDAÇÃO, DÚBIA INTERPRETAÇÃO

Aileda de Mattos Oliveira

Considerações sobre a semântica contida no texto da END cujas ambigüidades podem ser detectada em colocações lançadas para um futuro incógnito, ações que serão inócuas, pela marcha acelerada dos acontecimentos, desconsiderando que as adequações estratégicas são imediatas e, portanto, sempre reavaliadas, de acordo, pois, com o ciclo das mutações das relações internacionais, tão transitórias, nos últimos tempos.

 

FICANDO PARA TRÁS

Resumo: relatório sobre o panorama educacional na América Latina.


 

SECÇÃO ESCRITOS JURÍDICOS

OAB E A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA BRASILEIRA

Osíris Silva

Resumo: Crítica ao esvanecimento e desengajamento não só por parte da OAB, mas também dos Conselhos Federais de Engenharia, de Medicina, de Economia, de intelectuais, artistas, escritores e demais classes profissionais do foco fundamental voltada à compreensão e ao encontro de soluções para os graves e complexos problemas que envolvem a conjuntura econômica, social e política do País. O Autor assinala “[...] não li uma declaração sequer de algum conselheiro da OAB ou de qualquer outra entidade representativa de classe em repúdio aos efeitos subversivos (do ponto de vista institucional e político) [...] do Decreto 8.243 [...]que passa por cima do Congresso Nacional.

BREVES NOTAS SOBRE TÉCNICA LEGISLATIVA

Fábio Máximo de Carvalho Marroquim

Resumo: análise sobre a lentidão dos Poderes, o esquecimento e desconhecimento do cidadão de seus direitos, diante da parafernália de leis e regulamentos, a exemplo da L.C. 95/1998 e da L.C. 107/2001.

 

DAS IMPRECISÕES TERMINOLÓGICAS NA LINGUAGEM JORNALÍSTICA E EM MEDICINA LEGAL

Carlos Anibal

Resumo: análise sobre as impropriedades e erros da linguagem jornalística.

 


SECÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

TECNOLOGIA, CIÊNCIA E DEMOCRACIA

Júlio Dolce

Resumo: usando a conclusão do Autor "A tecnologia, a ciência e a democracia podem não ser as maiores garantias de sobrevivência que a humanidade desenvolveu ao longo de sua existência, mas, sem dúvida, são os melhores instrumentos que já tivemos."

 

A ÉTICA NO DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

Adriana Milhomem Seixas Lombardo

Resumo: convite à uma reflexão sobre o atual significado e papel da ética como ferramenta compartilhada de forma mais equilibrada socialmente.


 

SECÇÃO ECONOMIA/ADMINISTRAÇÃO

Amaury Dabul

Coordenador-Geral do SISPAGOM® – Sistema de Planejamento da Ação Governamental de Município

Conferencista e Consultor de assuntos de Planejamento,  Marketing  e  Comunicação Social

ATRIBUTOS DO ADMINISTRADOR BEM-SUCEDIDO

 


 

                                                                               

    

     Você está em TEXTOS BRASILEIROS